8.12.05

Intelligent Dance Music

Descubro, já no final do Esquema Lounge, que Isn't e The Six estão tocando na Quarta Vinil.. Corro para lá, afinal, são os meus DJs preferidos e há tempo não os ouço.. Gate's lotado às 2 da matina, bem diferente das últimas vezes que passei por lá.. No som, acid house, breakbeat hardcore e tecno das antigas duma época que não vivi.. Não, eu nunca fui ao Wlod e a Micra eu só conheci num diazinho derrota rock'n'roll.. Minha primeira festa eletrônica foi lá pelos idos de 97, 98 num clube qualquer, e, se não me engano, com o Isn't tocando d&b numa tenda à beira do lago junto com um percusionista.. Pirei!

Isn't e The Six são os melhores antídotos para quem não curte a repetição do bate-estaca.. Das minhas andanças pelas pistas do mundo (oh, pretensão, nunca passei de Buenos Aires), não há nada parecido.. No som deles, tudo se mistura, estilos, épocas e bpms, o inesperado, o exdrúxulo e o despirocado.. Nada de transe, batidas hipnóticas ou moto-contínuo, a mixagem quebra a continuidade, puro Godard.. Os vocais predominam, a música como canção, o bpm cai, re-sensibilizando e re-erotizando a pista e todos nós, disco dancers (and sweet romancers), alienados e embrutecidos pelo fundamentalismo dos guetos estilísticos.. Intelligent dance music, não um rótulo, e sim uma ética..

A noite acaba com uma versão brega remix de Hotel California enquanto uma balzaca de vestido prateado se joga desesperadamente na pista.. Para que o ego deles limite-se ao tamanho do talento, solto o comentário: "Vcs tocam tão certinho com vinil, pq fazem tanta lambança quando estão com CDs?".. O olhar de The Six me fuzila.. Nada não, meninos, só uma provocação, continuem assim..

2 comentários:

Anônimo disse...

putis. deixa o velhinho godard saber dessa comparação...

Henrique Fróes disse...

Prefiro imaginá-lo de muletas se jogando na pista.. Ou filmando a performance dos dois.. Daria um puta filme, melhor do que o dos Stones..