29.11.05

Cenas do festival..

* Sábado, festival lotado.. Estava tomando uma com um brother, as mesas lotadas.. Levantei para comprimentar alguém e, quando volto, tem uma menina na mesa que tinha pedido para sentar um pouco.. Ela olha e solta: "conheço vc de algum lugar".. Sim, tinhamos nos conhecido há mais de dez anos num curso de cinema brasileiro.. Me lembrei na hora, pois tinha sido apaixonado por ela numa época em que ter amores platônicos era o meu forte.. Ela lá, tentando se lembrar melhor, solta essa: "Ah, vc se amarra em Beatles, né? Lembrei, vc era apaixonado por eles.." Bem, quase né?

* Outra mesa, outro dia.. Mulher desconhecida, amiga de uma amiga, fica me olhando até perguntar: "Vc não é DJ"?.. Resposta afirmativa.. "Vc já tocou lá naquele lugar, sonho do vale ou coisa parecida?""Empório do vale", respondo, "sim".. "Isso, vc tocou numa festa lá que nós organizamos, de uma clínica X". Meus neurônios, em completa agitação, tentam se lembrar de alguma coisa e... nada! "Pelo menos o som foi legal?", pergunto e ela diz: "Foi ótimo, tinha um cara tocando antes mas só ficou bom para dançar quando vc entrou". Ego satisfeito, continuo sem saber que festa foi essa, se alguém lembrar, me dê um toque...

* Encontro a produtora da festa Frenética, uma daquelas que rolam no subsolo do Dulcina. Ela me chama para tocar, dia 17, na pista rock'n'roll, junto com o Montana e o Cochlar.. Topo na hora, sempre quis tocar lá.. Se tudo der certo, vou encarar uma pista novamente no dia 16 no Landscape (numa festinha do Zeca e do Ed) e, menos de 24hs depois, de ressaca, no Conic.. O finado Pierrot iria ficar contente..

* Falando nele, no curta do Galvão, Uma noite com ela, rola uma citação de Pierrot le Fou, na cena da tesoura.. Bacana, o curta, baseado numa crônica do (hoje) Berna Vertov.. O ator é a cara do Keith Richards, uma justa homenagem.. A cena da trepada na escada, com um jazz comendo solto, a câmera rodopiando, intercalada pela tela escura, é maravilhosa, cheia de tesão.. Um belo exercício de estilo que o público (essa lenda do festival, imbecil por natureza) não entendeu e não gostou.. Puxei os aplausos, que vieram poucos e de má-vontade.. Na mesma noite, Berna Vertov apareceu na tela durante o filme A Concepção, dizendo algo como "psicodelia" ou "lisergia", não me lembro bem, "lisergiado" que estava..

* Encontro um cineasta conhecido, colega de 2º Grau.. Papo vem, papo vai e ele solta: "Nunca vou esquecer de vc falando, já naquela época, que o maior diretor de todos os tempos só poderia ser um brasileiro: Glauber Rocha. Eu nem entendia de cinema ainda e vc já conhecia coisa pra caralho"... Moral da história: não basta entender de cinema, ele virou cineasta, eu não!

3 comentários:

Anônimo disse...

oh, enfim, uma crítica sagaz

Henrique Fróes disse...

Pq vc não veio pro festival???

Anônimo disse...

guardando a grana pra cannes